Home

GÁS NATURAL

Gás natural é uma substância composta por hidrocarbonetos que permanecem em estado gasoso nas condições atmosféricas normais. É essencialmente composta pelos hidrocarbonetos metano (CH4), com teores acima de 70%, seguida de etano (C2H6) e, em menores proporções, o propano (C3H8), usualmente com teores abaixo de 2%. (ANP)

SEGURANÇA

Gás extremamente inflamável, pode explodir sob efeito do calor (Ignição) em ambientes fechados. Pode causar sonolência e vertigem e em elevadas concentrações, causa asfixia através da redução da concentração oxigênio do ambiente

Por ser mais leve do que o ar, o gás se dissipa rapidamente pela atmosfera em caso de vazamento em ambiente ventilados. Esta é a grande diferença em relação ao gás de cozinha (GLP) que, por ser mais pesado que o ar, tende a se acumular junto ao ponto de vazamento, facilitando a formação de mistura explosiva.

Geração de energia através de uma forma de energia mais econômica e limpa em relação a outros combustíveis;

O Gás Natural é um combustível ecológico. Sua queima produz uma combustão limpa e econômica em relação a outros combustíveis.

FONTES DE ORIGEM

O gás natural, que abastece o Brasil, é proveniente de diferentes fontes nacionais e internacionais:

Exemplo no Estado de São Paulo:

Fontes nacionais: Bacia de Campos e Bacia de Santos – de diversos poços e no pós e pré-sal.

Fontes internacionais: Bolívia, via gasoduto e pode vir da Argélia ou outros países, via navios metaneiros (GNL - Gás Natural Liquefeito).


QUALIDADE DO GÁS NATURAL

A despeito de ser regulado pela ANP - Agência Nacional do Petróleo pela Resolução ANP no 16/2008, os limites das características especificadas para o Gás Natural são amplos o que pode dificultar, em alguns processos, o padrão de queima devido a alteração da composição do gás durante o consumo e, também, a precisão da medição do volume de gás consumido.



PROJETOS, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO

Face aos riscos de segurança e integridade das pessoas e propriedades, as atividades de Projeto, Operação e Manutenção devem ser executadas por profissionais altamente capacitados e de acordo com procedimentos baseados em Normas Técnicas, Resoluções de órgãos e agências regulatórias.